
Marotos
Poções
Uma das matérias ensinadas em Hogwarts, cujo objeto de estudo são os líquidos mágicos criados ao se misturar vários ingredientes num caldeirão de acordo com regras específicas. Em Poções, os bruxos aprendem a fabricar, manusear e utilizar poções, antídotos e soros. Na maior parte dos casos, as misturas devem ser bebidas para criar o efeito esperado. Os ingredientes vão do mais comum ao mais bizarro e fantástico, e os procedimentos para criar as poções podem ser complicados e levar bastante tempo.

Poções de Voldemort
Para alcançar imortalidade, Voldemort usou três poções diferentes:
1. Sangue de unicórnio
2. Poção que o manteve vivo até ser ressucitado no quarto ano; consiste de sangue de unicórnio e veneno de cobra ordenhado de Nagini.
3. Poção que ressucitou seu corpo. Entre os ingredientes estavam osso do pai, sangue do inimigo, carne do servo.
Felix Felicis
Tudo que a pessoa tentar fazer dará, na medida do possível, certo!
Ingredientes:
Desconhecidos.
Significado: "felix" sorte + "felicis" sorte (mesma palavra, mas de origem oposta).
É a sorte líquida. Faz a pessoa ter sorte. Extremamente difícil de se fazer e catastrófica se erramos sua fórmula. Demora seis meses para ficar pronta, pois deve ficar cozinhando em fogo lento. Contudo, se preparada corretamente, os esforços da preparação serão recompensados.
É muito tóxica em alta quantidade, e se ingerida em excesso causa tonteiras, irresponsabilidade e perigoso excesso de confiança. Mas, tomada com parcimônia e muito ocasionalmente não apresenta perigo. Seu uso é proibido em competições oficiais, eventos esportivos, exames e eleições.
Tem cor de ouro derretido, e quando fervida espirra vivamente para todo lado e dela saltam enormes gotas como peixinhos à superfície, embora nem uma só partícula seja extravasada.


Poção do Morto-Vivo
Ingredientes:
-
Raíz de asfódelo em pó
-
Infusão de losna
-
Raízes de valeriana
-
Vagem soporífera
Poção bastante poderosa que faz a pessoa parecer morta viva. Ela toma a poção e fica adormecida por um bom tempo.

Poção Polissuco
Ingredientes:
-
Hemeróbios
-
Sanguessuga
-
Descurainia
-
Sanguinária
-
Pó de chifre de bicórnio
-
Pele de ararambóia picada
-
Algo da pessoa em que se pretende transformar
- Poções Muy Potentes (Seção Reservada da Biblioteca de Hogwarts)
Poção bastante complexa e não permitida para alunos produzirem. Serve para transformar uma pessoa em outra, necessitando de algo da pessoa que se pretende transformar, como cabelo. Seu efeito é temporário e dura apenas uma hora. Não deve ser usada em semi-humanos (como no caso de Hagrid) e muito menos para assumir uma forma animal. Quando isso ocorre, é preciso assistência médica para que a pessoa volte ao normal.
O conteúdo da poção antes do ingrediente final assemelha-se a lama, e só depois de concluída é que ganha traços límpidos e tom dourado. Os sabores e odores da poção não são conhecidamente apreciados, e aparentemente variam de acordo com o ingrediente final usado, variando do tragável ao nível bicho-papão (insalubre ao extremo).
Depois de tomada, o efeito é bem visível: as feições da pessoa que a ingere começam a borbulhar e distorcer como cera quente. E em poucos segundos a transformação está finalizada.
Foi usada por Harry, Rony e Hermione para descobrir se Draco Malfoy era herdeiro de Slytherin. Bartô Crouch Jr. passou o ano letivo de 1994/1995 inteiro bebendo Poção Polissuco de hora em hora para se passar por Olho-Tonto Moody, plano que ele concebeu provavelmente por causa da sua fuga de Azkaban - trocando de lugar com sua mãe. E Crabbe e Goyle foram obrigados a tomar a Poção para vigiarem a Sala Precisa para Draco durante o ano letivo de 1996/1997.
Para fugir dos Comensais da Morte, a poção polissuco foi usada com exagero no ano que Harry entrou na maioridade. Desde a batalha dos Sete Potter até as investidas do trio no Ministério da Magia e no banco Gringotes.


Elixir da vida
Criador: Nicolau Flamel
Ingredientes:
Desconhecidos. Acredita-se que a Pedra Filosofal seja um deles.
Este elixir prolonga o tempo de vida de quem o bebe. Porém seu uso deve tornar-se regular para que o mesmo mantenha sua imortalidade por toda eternidade.

Poção embelezadora
Inventora: Sacharissa Tugwood
Ingredientes:
Desconhecidos.
Poções que produzem efeitos estéticos em quem as usa, como a remoção de espinhas através das propriedades do Pus de Bubotúbera.

Poção do Esquecimento
Ingredientes:
Desconhecidos.
Efeito incerto, provavelmente faz a pessoa esquecer coisas.
-
Ela aparece nos exames finais dos primeiro-anistas.

Amortentia
Gera uma paixão obsessiva
Ingredientes:
-
Por ser uma Poção do Amor, deve incluir ovos congelados de Cinzácaro.
É a poção do amor mais poderosa do mundo. Tem brilho perolado e seu vapor sobe em espirais características. Tem um cheiro diferente para cada pessoa, de acordo com o que as atrai. A Amortentia na realidade não gera o amor, pois é impossível produzí-lo ou imitá-lo.
A poção apenas causa uma forte paixonite ou obsessão. Provavelmente é uma das poções mais poderosas e perigosas, pois muitas pessoas subestimam o poder do amor obsessivo.
O que Harry cheira com Amortentia:
-
torta de melaço
-
madeira de cabo de vassoura
-
algo floral que ele cheirou n'A Toca (que mais tarde ele percebeu ser Gina)
O que Hermione cheira com Amortentia:
-
grama recém-cortada
-
pergaminho novo
-
o cheiro do cabelo de Rony (o cabelo de cada pessoa tem um cheiro distinto)
